Cortiço & Netos

_ATF2074

A Cortiço & Netos é uma marca da Associação para a Interpretação do Azulejo Industrial (AIAI), que tem como principal objectivo a preservação do azulejo industrial português. O seu espólio provém da antiga empresa familiar, fundada por Joaquim José Cortiço, que entre 1979 e 2013 se dedicou à recolha, armazenamento e comercialização de linhas descontinuadas de revestimentos cerâmicos e loiças sanitárias.

Na colecção encontram-se exemplares originais produzidos desde a década de 60. Quase todas as fábricas que produziam estes produtos encerraram, mas não deixam de ser um marco importante na história da produção industrial portuguesa. Assim, os produtos disponíveis na C&N são únicos e um testemunho inestimável do nosso património industrial. Alguns exemplos de fabricantes e marcas que fazem parte do nosso espólio são: Aleluia, Amarona, Azupal, Carvalhinho, Celena, Ceres, Ceralco, Cesol, CIC, Coimbra, Constância, Decocer, Estaco, Gresval, Loiças de Sacavém, Sanitana, Lufapo, Poceram, Revigrés, Roca, Valadares, Viúva Lamego.

Orgulhamo-nos da nossa colecção e reconhecemos o seu valor histórico e cultural, pelo que a nossa actividade comercial sustenta a sua conservação e divulgação. Queremos também impulsionar uma investigação aprofundada sobre o azulejo industrial português. Para tal, temos vindo a desenvolver esforços de cooperação com Universidades nacionais de forma a promover projectos de pesquisa académica sobre este tema.

O nosso material atrai também a atenção de artistas, designers e arquitectos, que utilizam o nosso stock, principalmente os azulejos, nos seus projectos.

 

Fotografia: Pedro Sadio Photography